Skip directly to content

Safra mais alcooleira impulsiona o mercado de etanol

O mercado brasileiro de etanol ganhará força nesta safra, e poderá ser uma alternativa para alavancar o setor, que enfrenta crise desde 2008. Segundo estimativas da DATAGRO, a produção do biocombustível deve ser de 30,66 bilhões de litros em todo país, com destaque para região Centro-Sul que poderá produzir 28,262 bilhões de litros.

Em 2015/16, a safra mais alcooleira deverá ser recorrente, também, às condições climáticas. De acordo com Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, o excesso de chuvas no início da colheita reduziu teor de açúcar da cana. “Isso favoreceu o uso de mais da cultura para o biocombustível. Os produtores do Centro-Sul do Brasil, por exemplo, usarão 59,5% da safra deste ano para produzir etanol, a maior fatia desde a temporada 2008/09”, disse Nastari durante a 4ª edição do Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day , que acontece hoje (10) em Londres.

Além do aumento produtivo, outro fator que devera ser decisivo para a maior competitividade do etanol no mercado interno é a alta de 8% a 9% no preço da gasolina, conforme aponta a DATAGRO. “Se o preço (da gasolina) mantiver assim, a demanda de etanol poderá avançar mais de 1,8 bi de litros por mês”, completa Nastari.

Na 4ª edição do Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day  estão sendo discutidos outros temas importantes a cerca do mercado de açúcar e etanol mundial.  Entre eles: a percepção do mundo sobre o papel do Brasil nos mercados de açúcar e etanol, a sustentabilidade da produção brasileira, a força do consumo de etanol no Brasil e no mundo, entre outros. Dentre o quadro de palestrantes estão: Paulo Roberto de Souza, presidente da Copersucar; Jonathan Kingsman, consultor da Platts Kingsman e Geraldine Kutas, representante da UNICA na Europa, entre outros.

Fonte: Uagro